Just published by IMNN members Lucia Santa Cruz and Talitha Ferraz: Nostalgias e mídia. No caleidoscópio do tempo

Congratulations to Lucia Santa Cruz and Talitha Ferraz!

The multiple meanings of nostalgia and its connections with media narratives and practices are the theme of “Nostalgias and media: in the kaleidoscope of time”, the first Brazilian publication specially dedicated to that subject. The book was organized by the Brazilian scholars Professor Lucia Santa Cruz (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM) and Professor Talitha Ferraz (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM & Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual of the Universidade Federal Fluminense – PPGCine-UFF) and brings together chapters of Brazilian scholars aligned with Media and Cinema Studies, as well as an introduction especially written, in English, by Professor Katharina Niemeyer (Université du Québec à Montréal – UQAM).
The publication is also available in ebook format on the publisher website:
www.epapers.com.br

 

SINOPSE

No fluxo deste processo de apropriação nostálgica, identifica-se, no âmbito internacional, a ampliação do número de estudos acadêmicos que buscam problematizar essa temática e compreendê-la em suas várias manifestações. Trata-se de um movimento que acolhe diferentes perspectivas teóricas, cujos pontos em comum são justamente o reconhecimento de uma certa efervescência em torno da nostalgia e a necessidade de analisá-la como um fenômeno integrado às nossas práticas socioculturais contemporâneas.

Mais recentemente, alguns pesquisadores brasileiros de diferentes áreas do conhecimento vêm se dedicando a pesquisar a nostalgia no contexto transnacional. Este livro tem por objetivo, de forma inédita, reunir alguns destes trabalhos do pensamento nacional acerca do tema, focando na discussão das práticas nostalgizantes em torno da mídia.

Compreendemos aqui mídia numa perspectiva ampliada, não apenas como uma extensão ou representação de veículos de comunicação. Nossa concepção é de mídia como meio, suporte ou ambiente que permita a comunicação e a interação.
Como se perceberá, os estudos ainda se concentram em universidades da Região Sudeste, o que indica que existe espaço para o desenvolvimento de pesquisas em outros polos do país. Mesmo com esta restrição geográfica, não há como deixarmos de celebrar esta edição.

Trata-se da primeira obra publicada em português dedicada inteiramente a pesquisas sobre os agenciamentos entre nostalgia e mídia, fato que nos enche de satisfação por estarmos contribuindo para a consolidação de uma temática de pesquisa que ganha cada vez mais relevância nos estudos de memória, conquistando espaço na comunidade científica internacional.

DADOS DO PRODUTO

título: NOSTALGIAS E MIDIA: NO CALEIDOSCOPIO DO TEMPO
isbn: 9788576505853
idioma: Português
encadernação: Brochura
formato: 15 x 23
páginas: 170
ano de edição: 2019
edição:

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s